Áreas e Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

Filosofia

Estudo da “filosofia” como área complexa do conhecimento, simultaneamente história do pensamento crítico e crítica do conhecimento, da sociedade e da cultura. A ideia de ter Filosofia como área de concentração tem uma perspectiva tríplice. Em primeiro lugar, cumpre dizer que o Instituto de Filosofia se caracteriza por um compromisso radical com a liberdade de pesquisa, entendendo que a riqueza intelectual do debate acadêmico e da formação intelectual se encontra na diversidade das suas fontes e não na hegemonia de alguma escola de pensamento. Nesta perspectiva, tanto o corpo docente do Instituto de Filosofia quanto o do programa de Pós-Graduação recobrem amplas áreas de pesquisa. Por isso, em segundo lugar, temos grande respeito pelas metodologias diferentes de tratamento do questionário filosófico, pois promovemos continuado diálogo entre os que se apoiam no estruturalismo em sua leitura dos textos e aqueles que praticam outros tipos de metodologia, a saber, diversas variantes da abordagem genética e de enfoques temáticos e interdisciplinares. Em terceiro lugar e como pressuposto da própria perspectiva dialógica, consideramos que o próprio conceito de Filosofia é um objeto de pesquisa, bem como a sua complexa articulação com as outras ciências, a conduta humana em seus diferentes aspectos, a crítica das práticas políticas e sociais e a reflexão sobre as artes e a tecnologia.