Concepções de conhecimento em Platão e Aristóteles

Publicado: 27/11/2019 - 10:53
Última modificação: 27/11/2019 - 12:01

O presente projeto de pesquisa articula os interesses temáticos do NEFAH - Núcleo de Estudos em Filosofia Antiga da Universidade Federal de Uberlândia, que focam principalmente em temas das filosofias de Platão e Aristóteles. A unidade temática de nossas pesquisas é a noção de epistēmē. Interessa-nos saber as concepções gregas antigas de conhecimento, seus diversos tipos e métodos, bem como as relações que a epistemologia guarda com as demais disciplinas filosóficas, em especial com a ética e a ontologia. As pesquisas que realizamos não são limitadas a tipos específicos de abordagens metodológicas. Fazem parte de nossos esforços trabalhos com abordagens características da tradição da filosofia analítica, bem como abordagens históricas. Em Platão, o foco de nossos trabalhos é a noção de causalidade e a teoria das imagens presente nas obras Platônicas, em que elas têm evidente e relevante importe ontológico e epistemológico, uma vez que dizem respeito à estruturação da realidade e ao modo como a conhecemos. Em Aristóteles, a noção de conhecimento é central em sua filosofia. Não só nos interessamos pela própria noção de epistēmē, como também por suas relações e diferenças em relação a outros tipos de conhecimento, como o conhecimento prático. Além disso, temos grande interesse pelos aspectos metodológicos das investigações aristotélicas, em especial a relação entre conhecimento e dialética.

Linhas de Pesquisa: