Mestrado em Filosofia

por Portal POSFIL IFILO
Publicado: 26/07/2017 - 14:15
Última modificação: 21/12/2020 - 09:41

O Curso de Mestrado em Filosofia (acadêmico) da UFU foi criado em 2007 e recomendado pela CAPES com o Conceito 4.

A estrutura curricular do Mestrado é constituída por 18 disciplinas teóricas optativas (de 4 créditos cada) subdivididas em 2 distintos grupos (A e B). As disciplinas do “Grupo A” são específicas dentro das linhas de pesquisa do PPG e visam oferecer os seus subsídios teóricos fundamentais, já as do “Grupo B” ocorrem na forma de Seminários, os quais possibilitam diferentes abordagens em temas amplos no interior dessas mesmas linhas. O currículo do Mestrado prevê também 3 disciplinas de vínculo obrigatórias (também de 4 créditos cada): 2 disciplinas de trabalho de dissertação (Dissertação I e II) e a disciplina “Dissertação de Mestrado”, que é a defesa propriamente dita.

O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Nesse período o(a) discente deverá cursar o total de 3 disciplinas teóricas optativas (somando 12 créditos), pelo menos uma disciplina (4 créditos) de cada um dos Grupos, obrigatoriamente. Além das disciplinas teóricas dos Grupos A e B, o(a) discente deverá cursar as 3 disciplinas de vínculo obrigatórias “Dissertação” (I e II) e “Dissertação de Mestrado” (somando 12 créditos). Portanto, ao final do curso deverá totalizar 24 créditos cursados em disciplinas.

O(a) discente do Mestrado deverá também ser aprovado no “Exame de qualificação” e cumprir os requisitos mínimos de produção acadêmica discente, regulamentados em Resoluções e Portarias próprias.

Consta ainda no rol dos conteúdos curriculares do Mestrado a disciplina de “Estágio de docência I”, obrigatória para os(as) bolsistas do Programa, de todos os órgãos de fomento, e optativa para os(as) demais alunos(as).

AnexoTamanho
PDF icon Orientações Gerais - Mestrado259.5 KB

 

Competências da unidade:

Seção V do Regimento Interno do Instituto de Filosofia

Ocupantes e cargos:

Prof. Sertório de Amorim e Silva Neto (Coordenador e Presidente do Colegiado do PPGFIL)

Sra. Andréa Antônia de Castro Rodrigues (Assistente em Administração)

Prof. Alexandre Guimarães Tadeu de Soares (membro do Colegiado do PPGFIL)

Prof. Marcos César Seneda (membro do Colegiado do PPGFIL)

Prof. Olavo Calábria Pimenta (membro do Colegiado do PPGFIL)

Prof. Rubens Garcia Nunes Sobrinho (membro do Colegiado do PPGFIL)

 

Horários de atendimento ao público:

8:30 - 12:30

Atendimento presencial ao público suspenso temporariamente. Em razão da atual crise sanitária os atendimentos têm sido realizados através dos emails da secretaria: ppgfilufu@gmail.com ou ppgfil@ifilo.ufu.br

Endereço, telefone e email institucional:

Veja as informações em Contatos.

Legislação:

Veja as informações em Normas e Regulamentos.

 

Perfil do ingressante: 

 

O Curso de Mestrado em Filosofia destina-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Não são admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados. As vagas disponíveis são para a área de concentração, subáreas e para as linhas de pesquisa do PPGFIL​. Os candidatos deverão apresentar proficiência em língua estrangeira, que é considerada componente curricular do programa. Serão aceitas proficiências nas seguintes línguas: Francês, Inglês, Italiano ou Alemão. 

Seu público alvo são pesquisadores e docentes comprometidos com a excelência acadêmica e com a função social que lhes é própria, com a consolidação de práticas investigativas úteis à sociedade e ao mundo da ciência.

 

Documento de autorização: 
Documento de reconhecimento: 
Duração Mínima: 
12 meses
Duração Máxima: 
24 meses
Conceito CAPES: