Mestrado em Filosofia

por Portal POSFIL IFILO
Publicado: 26/07/2017 - 14:15
Última modificação: 05/10/2022 - 11:53

O Curso de Mestrado em Filosofia (acadêmico) da UFU foi criado em 2007 e atualmente foi avaliado pela CAPES com o Conceito 5.

A estrutura curricular do Mestrado é constituída por 18 disciplinas teóricas optativas (de 4 créditos cada) subdivididas em 2 distintos grupos (A e B). As disciplinas do “Grupo A” são específicas dentro das linhas de pesquisa do PPG e visam oferecer os seus subsídios teóricos fundamentais, já as do “Grupo B” ocorrem na forma de Seminários, os quais possibilitam diferentes abordagens em temas amplos no interior dessas mesmas linhas. O currículo do Mestrado prevê também 3 disciplinas de vínculo obrigatórias (também de 4 créditos cada): 2 disciplinas de trabalho de dissertação (Dissertação I e II) e a disciplina “Dissertação de Mestrado”, que é a defesa propriamente dita.

O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Nesse período o(a) discente deverá cursar o total de 3 disciplinas teóricas optativas (somando 12 créditos), pelo menos uma disciplina (4 créditos) de cada um dos Grupos, obrigatoriamente. Além das disciplinas teóricas dos Grupos A e B, o(a) discente deverá cursar as 3 disciplinas de vínculo obrigatórias “Dissertação” (I e II) e “Dissertação de Mestrado” (somando 12 créditos). Portanto, ao final do curso deverá totalizar 24 créditos cursados em disciplinas.

O(a) discente do Mestrado deverá também ser aprovado no “Exame de qualificação” e cumprir os requisitos mínimos de produção acadêmica discente, regulamentados em Resoluções e Portarias próprias.

Consta ainda no rol dos conteúdos curriculares do Mestrado a disciplina de “Estágio de docência I”, obrigatória para os(as) bolsistas do Programa, de todos os órgãos de fomento, e optativa para os(as) demais alunos(as).

AnexoTamanho
PDF icon Orientações Gerais - Mestrado259.5 KB
Perfil do ingressante: 

 

O Curso de Mestrado em Filosofia destina-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Não são admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados. As vagas disponíveis são para a área de concentração, subáreas e para as linhas de pesquisa do PPGFIL​. Os candidatos deverão apresentar proficiência em língua estrangeira, que é considerada componente curricular do programa. Serão aceitas proficiências nas seguintes línguas: Francês, Inglês, Italiano ou Alemão. 

Seu público alvo são pesquisadores e docentes comprometidos com a excelência acadêmica e com a função social que lhes é própria, com a consolidação de práticas investigativas úteis à sociedade e ao mundo da ciência.

 

Documento de autorização: 
Documento de reconhecimento: 
Duração Mínima: 
12 meses
Duração Máxima: 
24 meses
Conceito CAPES: