Processos Seletivos

Processos de Seleção

por Portal POSFIL IFILO
Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 27/11/2019 - 09:31
Público-alvo: 
Estudante / Comunidade externa
Definições: 

Os processos de seleção para os cursos de Mestrado e de Doutorado e para a bolsa de Pesquisa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES são públicos e regidos por Editais próprios.

Os candidatos aos cursos de mestrado e de doutorado deverão comprovar proficiência em língua estrangeira e, no caso de estrangeiros ou naturalizados não lusófonos, também proficiência em português. O processo de avaliação para ingresso nos cursos de mestrado e de doutorado dá-se atualmente em duas etapas: (a) prova escrita de conteúdo específico após o sorteio do tema, de caráter eliminatório, e (b) análise do Curriculum Lattes, de caráter classificatório. Os candidatos devem submeter à avaliação também um projeto de pesquisa, em conformidade com as linhas de pesquisa do Programa.

Os candidatos à Bolsa de Pesquisa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES devem possuir o título de doutor e perfil de pesquisador. O processo de avaliação para seleção do bolsista dá-se em duas etapas: (a) análise do Curriculum Lattes e (b) avaliação do Projeto de Pesquisa.

Maiores detalhes e especificações dos Processos de Seleção do PPGFIL virão publicadas nos Editais específicos.

Setor Responsável: