Programa de Pós-graduação em Filosofia

Última modificação: 19/03/2024 - 09:26
video institucional
Histórico:

A princípio, o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFU registrou como área de concentração as Filosofias Moderna e Contemporânea, isso por consequência natural da formação dos docentes do Departamento que, então, compunham o quadro de professores. Por conta também do teor das pesquisas desenvolvidas pelos docentes que iniciaram o Programa e da relevância dos temas no debate moderno e contemporâneo, foram adotadas duas linhas de pesquisa: (1) Ética e Conhecimento e (2) Filosofia Social e Política.

Não obstante isso, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia – desde a criação movido sempre pelo escopo de promover ações concretas que lhe garantissem um perfil de excelência – realizou, no início de 2013, a alteração na denominação da área de concentração de “Filosofia Moderna e Contemporânea” para “Filosofia”. O movimento de ampliação do Programa era, a um só tempo, inevitável e também muito propício: de fato, abriu um importante universo de opções que atendia (e continua a atender) aos mais diversos interesses históricos e teoréticos do corpo discente do Mestrado em Filosofia – que então passava a contar com pesquisas em Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea –, além de contemplar número importante de novos professores qualificados que, em grande parte por causa do REUNI, passaram a fazer parte do “Instituto de Filosofia”.

Para reforçar a nova área de concentração, foram extintas as duas linhas de pesquisa existentes e substituídas por três novas linhas de pesquisa abrangentes, quais sejam: (1) Ética e Política; (2) Lógica, Conhecimento e Ontologia e (3) História, Cultura e Sociedade. Decisão que tem se mostrado, por conta dos resultados concretos que promoveu, sobremaneira acertada.

Já a partir de 2013, vencidos os seus mais graves obstáculos formais, o Programa passa a realizar, in atto, os objetivos que traz no espírito da sua fundação e enfim se consolida em âmbito nacional – com a promoção de encontros científicos que contemplaram os mais diversos e importantes temas de pesquisa em Filosofia – e, também, em esfera internacional a partir da promoção de diversos modelos de intercâmbio científico com colegas e instituições estrangeiros que são referências de qualidade nas diversas áreas contempladas pelo Mestrado em Filosofia da UFU.

Em 2017 o Programa alcançou a nota 4 na avaliação quadrienal realizada pela CAPES e, no mesmo ano, submeteu o APCN do curso de doutorado que, no mês de dezembro de 2018, foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES.

Para evitar fraturas entre os cursos de mestrado e a proposta de doutorado submetida à CAPES, ainda em 2017 se fizeram necessários alguns ajustes pequenos na nomenclatura de duas das nossas linhas de pesquisa, sem que alterassem a coesão interna ou os objetos das linhas. Assim, substituímos o nome da linha “Lógica, conhecimento ontologia” por “metafísica e epistemologia”, e “Ética e política” por “Ética e filosofia política”. A criação do doutorado dentro do PPG foi também a ocasião para aprimorar o rol de disciplinas, que buscou a distribuição mais equilibrada das disciplinas por linha de pesquisa e um rearranjo em função do descredenciamento e credenciamento de novos docentes.

Objetivo:

Produzir conhecimento e qualificação de excelência em Filosofia, divulgando-o através de publicações filosóficas especializadas, eventos científicos nacionais e internacionais e em nossos cursos presenciais.

Consolidar a pesquisa filosófica realizada no Instituto, especialmente as atividades de investigação e orientação centradas nas linhas de pesquisa instituídas. Pretende-se também formar investigadores e professores de alto nível em Filosofia, que possam atuar na docência, na pesquisa e em atividades culturais, com excelência intelectual.  O curso de Pós-Graduação pretende também estimular as áreas emergentes da cultura filosófica, que não se encontram consolidadas nas linhas de pesquisa vigentes e que já contem com pesquisadores individuais. Isso significa criar políticas de fomento e expansão do programa. Decorrente desse aspecto, um dos objetivos específicos é incentivar a pesquisa interdisciplinar em Filosofia, agregando diálogo às linhas consolidadas por meio de uma produção fecunda. O curso possui ainda, como objetivos específicos complementares, verticalizar a formação dos professores que atuam nas Universidades e Faculdades da região.

Missão:

O Programa tem se pautado por exigências elevadas de produção filosófica, cuidando daquilo que é próprio à Filosofia: um labor conceitual refinado, que respeita exigências tradicionalmente postas pela comunidade filosófica e acompanha o avanço da reflexão e dos recursos disponíveis à comunidade acadêmica nacional e internacional.

Av. João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil