Pós Defesa

Público-alvo:
Estudante
Orientações:

Após a defesa o aluno tem o prazo regimental de 60 (sessenta dias) para realizar os procedimentos necessários para finalização do Curso. Lembrem-se que  todos esses  procedimentos são de responsabilidade do aluno.

PASSO A PASSO PARA REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

1º PASSO - ATRIBUIÇÃO DO DIGITAL OBJECT IDENTIFIER (DOI) NAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

2º PASSO - SOLICITAÇÃO DA FICHA CATALOGRÁFICA AO SETOR DE CATALOGAÇÃO DA BIBLIOTECA

Realizadas as correções sugeridas  pela banca (se houver), a revisão gramatical e ortográfica e atribuído o DOI nas referências o aluno deverá solicitar a ficha catalográfica ao Setor de Catalogação e Classificação da biblioteca.

A solicitação deverá ser feita online, cujas instruções estão disponíveis no endereço:

Setor responsável
Setor de Catalogação e Classificação - Biblioteca Central Santa Mônica
E-mail: secac@dirbi.ufu.br

3º PASSO - INSERÇÃO DA FICHA CATALOGRÁFICA NA DISSERTAÇÃO

De posse da ficha catalográfica e da folha de aprovação da banca (recebida por e-mail, pela secretaria, após a defesa)  é necessário inseri-las no arquivo da dissertação.

A sequência correta é Capa - Contra Capa - Ficha Catalográfica - Folha de Aprovação.

Depois de inserir a ficha catalográfica e a folha de aprovação é necessário gravar todo o texto do trabalho em "PDF-A" (desprotegido).

Atenção:

• A folha de aprovação é enviada por e-mail pela secretaria;
  • A versão final deve conter Resumo na língua vernácula e em língua estrangeira, ambos seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas, Folha de aprovação com a banca examinadora e Ficha catalográfica com o DOI elaborada pela Divisão de Catalogação e Classificação do SISBI/UFU.

4º PASSO -   O ALUNO DEVERÁ SE CADASTRAR E REALIZAR O AUTOARQUIVAMENTO DAS  DISSERTAÇÕES NO DUCERE- REPOSITÓRIO UFU

O aluno deverá:

• realizar o cadastro de usuário no repositório,
  • realizar o autoarquivamento da dissertação no repositório,
  • 'printar' a tela de depósito para comprovação e informar ao orientador, por e-mail, que o depósito foi realizado, para que o mesmo verifique  e homologue o trabalho no sistema.

5º PASSO -   E-MAILS PARA A SECRETARIA

Realizado o autoarquivamento o aluno deverá enviar dois e-mails para a secretaria do Programa.

No 1º e-mail: o aluno deverá enviar o arquivo completo da dissertação em PDF-A desprotegido, o 'print' da tela comprovando que depositou o trabalho no repositório e o e-mail do orientador confirmando que liberou o trabalho no repositório.

No 2º e-mail: o aluno deverá enviar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO NO RESPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UFU,  devidamente preenchido, assinado e digitalizado, conforme previsto na legislação (Decreto nº 9.094 de 17 de julho de 2017; Portaria Interministerial MJ/MP nº 1.677, de 7 de outubro de 2015; Portaria REITO nº 2 de 07 de agosto de 2017).

O termo deverá ser enviado com o seguinte texto no corpo do e-mail: "Eu, (nome do aluno) envio o termo de autorização para publicação no repositório institucional UFU da minha dissertação de Mestrado (título da dissertação)".

Após o envio dos dois e-mails para a secretaria o aluno receberá também por e-mail sua Ata de Defesa de Mestrado.

6º PASSO -  REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAS DE DOCUMENTOS

Caso tenha sido detectada alguma pendência de documentos no momento de protocolar a defesa, o discente precisa no prazo de 7 dias entregar o que estiver faltando no atendimento ao aluno, para regularizar sua situação e  não atrasar a emissão do seu diploma.

7º PASSO -    CONSULTAR SE O DIPLOMA ESTÁ PRONTO

Depois de, aproximadamente, quatro meses o aluno pode consultar se o diploma já está pronto.A consulta é realizada no SETOR DE REGISTRO DE DIPLOMA no telefone 3291-8960.

Se o diploma estiver pronto a retirada do mesmo ocorre no SETOR DE ATENDIMENTO AO ALUNO, no bloco A, telefone 3232-4119. Somente  esse setor poderá responder se o diploma pode ser entregue para outra pessoa por meio de procuração.

Observação:  Após a defesa, o acesso do aluno ao Portal do Aluno é encerrado. Assim, após a defesa  o aluno não conseguirá imprimir o histórico escolar ou outros documentos pelo site. Caso o aluno precise do histórico escolar, o mesmo deverá ser solicitado pessoalmente junto ao Setor de Atendimento ao Aluno, no bloco 2A, Campus Santa Mônica, fone: 3239-4119.