Sertório de Amorim e Silva Neto

Disponibilidade para Orientação:
Sim

Resultado de imagem para Sertório de Amorim ufu

Concluiu a Graduação em Filosofia na Universidade Federal de Uberlândia em 1999. De 2000 a 2003 desenvolveu no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a orientação da profa Tereza Vaz Calvet de Magalhães, dissertação de mestrado sobre Max Horkheimer e a centralidade dos conceitos de razão e de barbárie na Teoria Critica dos anos 30 e 40. Em 2006 iniciou na Universidade de São Paulo (USP) o Doutorado em Filosofia, defendendo em 2010, sob a orientação da profa Maria das Graças de Souza, tese sobre o pensamento de Giambattista Vico, onde debateu a articulação, agora na obra do filósofo napolitano, dos conceitos de razão e de barbárie.

É pós-doutor pela Università degli Studi di Napoli Federico II / UNINA (2015) e pela Universidade de São Paulo / USP (2016). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua também como Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Filosofia. É membro do GT ANPOF- Filosofia da História e Modernidade e Coordenador do Grupo de Estudo da Filosofia de Giambattista Vico. Integra os Comitês Científicos das coleções Nuovi Classici del Pensiero e Quaderni di Logos da editora Diogene de Nápoles (Itália) e Filosofia e filologia:testi in anastatica da editora Aracne de Roma (Itália).

Suas pesquisas contemplam a filosofia moderna e contemporânea e abrangem os problemas da estética, da política e da história. Atualmente realiza pesquisas no campo da poética, com ênfase nas noções vichianas de sabedoria poética, engenho e invenção, noções que o auxiliam ainda a pensar a situação da arte e da tecnologia na contemporaneidade.